O Idealizador do



~ Luiz Sérgio Medeiros de Almeida ~
Músico, maestro, idealizador do PROESA e ex-coordenador da
Escola Municipal de Música Prefeito Isaac Rozental de Caxambu/MG.

Desde criança, até completar 18 anos, acompanhou seu pai em uma loja de produtos do ramo de laticínios situada no Mercado Municipal de São Paulo, onde aprendeu a conhecer queijos do mundo inteiro.


Paralelamente, desde os 13, dedicou-se também aos estudos de piano. Aos 18 mudou-se para a cidade de Tatuí e passou a focar sua energia em inúmeras atividades musicais. No início da década de 90 retornou aos negócios empresariais, quando se mudou para Cruzília, cidade do interior mineiro, assumindo uma pequena queijaria, hoje a conhecida Queijos Cruzília.

Como Fundador, Proprietário e Diretor Industrial da Queijos Cruzília:
Exerceu atividade administrativa e atuou à frente da produção industrial e criativa da empresa desde a sua fundação, em 1990. Em 1998 recebeu a primeira premiação num concurso nacional de queijos, promovido pelo Instituto Cândido Tostes, tendo o queijo tipo Gouda recebido o primeiro lugar. O segundo lugar ficou com o queijo tipo Prato, também produzido por Luiz Sérgio Medeiros. Nos anos seguintes, à frente da Queijos Cruzília, as premiações continuaram, sendo que no ano de 2008 a empresa já era, no ramo de laticínios, a mais premiada do país. Com os títulos, observou-se avanço relevante, que levou aquela fábrica ao patamar de grandes empresas nacionais e internacionais.



Dado o impressionante ritmo de crescimento, em 2009 foram iniciadas a criação e o desenvolvimento de vários produtos inovadores, o que contribuiu para que, em 2012, ao participar do Prêmio FISA, a empresa fosse laureada com o título de “Produto Mais Inovador” da América do Sul, garantido pelo queijo Santo Casamenteiro. Em 2010, em uma viagem por Portugal, Itália e França, participou de vários cursos e treinamentos práticos e técnicos em queijos europeus.
Em março de 2017 foi convidado pelo governo Chinês para orientar na fabricação de queijos em uma indústria no norte da china. Por conta da aludida iguaria “Santo Casamenteiro”, a Queijos Cruzília angariou ainda as medalhas de ouro e prata no concurso internacional “Mondial du Fromage et des Produits Leitiers”, realizado em Tours, na França, em 2017 e a medalha “Super Ouro” no mesmo Mundial em 2021.

Em 2019, naquele que é considerado o maior evento, o “Oscar dos Queijos”, o World Cheese Awards, foi premiado com o Queijo Azul de Minas. Na mesma ocasião, foi entronizado no “Guilde Internationale des Fromagers”(Grêmio Internacional dos Queijeiros), do qual fazem parte os mais importantes queijeiros mundiais.
No final de 2019, fez parceria com a empresa de queijos francesa La Maison Mons, para produzir os Queijos Franco Brasileiro.
Em 2021, recebeu mais premiações no “Mondial du Fromage” de Tours, com medalhas de ouro e prata também em outros produtos de sua empresa.
Histórico Musical
Iniciou os estudos musicais aos 13 anos, com a professora de piano Zoraide Motta. Estudou piano no Conservatório Vila Lobos na cidade de São Paulo/SP, ao mesmo tempo em que ajudava seu pai na administração dos negócios. Aos 18 anos ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, na cidade paulista de Tatuí, em que morou por 4 anos, tendo lá cursado:
Flauta Doce e Música medieval - Professora Cleia Galhano;
Harmonia popular com o maestro Antônio Carlos Neves Campos;
Estrutura e contraponto com o Professor Celso Moreira;
Violoncelo com João Del Fiol, Hélio Magalhães e professora Gretchen Lydia Miller.
Participou de vários Festivais de Inverno de Campos do Jordão;
Participou do curso e concurso internacionais de violoncelo Aldo Parizot;
Participou do curso de música moderna com o professor Hans Joachim Koellreutter;
Participou de vários Masterclass de cordas, oboé, clarinete, metais, percussão e composição.
Estudou composição com o professor Nelson Salomé.
Foi integrante violoncelista da Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí; da Orquestra de Cordas de Americana; da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Foi Professor de Violoncelo e Musicalização no Conservatório Estadual de Pouso Alegre. Foi integrante do Grupo Musical Jaya e Grupo Gaya. Foi integrante do Grupo de Teatro Lenine Tavares como violoncelista, tendo trabalho com grandes nomes como Paulo Altran, Karen Rodrigues, Ewerton de Castro e Antônio Fagundes.
Sua experiência na Escola Municipal de Música Prefeito Isaac Rozental
Em 2013, Sérgio iniciou sua trajetória dentro da escola. Começou num momento difícil onde corria-se o risco de fechar a instituição. Abraçou a causa e “arregaçou as mangas” começando a se doar uma vez na semana de forma voluntária com aulas de violoncelo, harmonia e composição musical, diariamente na reestruturação da escola com sua coordenação voluntária também, e com a criação de uma orquestra.
Desse modo, foram anos dedicados ao desenvolvimento e manutenção da escola. Mas, muito além disso, foi uma vida de entrega e doação em prol de crianças e jovens que não tinham acesso ou meios de se tornarem seres humanos melhores e com oportunidades na vida. Com esse sonho pulsando dentro do peito, Sérgio idealiza o PROESA (Projeto Orquestra Escola Sinfonia das Águas), em 2018, atendendo mais de 150 crianças em estado de vulnerabilidade social.





Em todos esses anos passamos por “perrengues” e por situações difíceis de serem resolvidas, mas sempre conseguimos. Você sempre teve muita esperança e determinação no que fazia.
Hoje, somos o que somos, graças a esse envolvimento e essa paixão de fazer acontecer que recebemos de presente em 2013 aqui na escola. Sérgio, você é muito importante dentro da história dessa escola, que teria sido construída diferente, sem sua forte presença aqui. Você nos ensinou que sonho não tem tamanho e que temos que sonhar grande mesmo. Não importa se temos condições agora ou não, o que importa é sonhar, porque sonhos nos motivam e nos fazem ter esperança, esperança essa, que move sua vida.

Hoje, você deixa seu legado aqui e seus frutos estão crescendo... não vai estar mais presente nas atividades da escola, mas sua energia e vibração estarão aqui em todos os momentos. A vida às vezes nos leva para locais onde precisam da nossa presença para acontecer algo grandioso e depois de terminada a nossa missão ali, vamos ser realocados em outro lugar para dar início novamente a outra nova missão, e assim, vamos seguindo plantando sementes e colhendo frutos, pois ser você mesmo é o seu maior poder, ninguém é igual a você.




Sempre usamos frases da Madre Teresa de Calcutá para nos inspirar e gostaria de terminar com mais uma dela, que representa sua passagem aqui pela escola:
“Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa.”



- de todos nós da Escola Municipal de Música Prefeito Isaac Rozental, o nosso profundo respeito, admiração e carinho, para sempre.




















