top of page
2f870fbd-b52d-4085-959e-3e75756d0b05_edited.jpg

NOSSA HISTÓRIA

A Escola de Música

A Escola Municipal de Música de Caxambu, atualmente denominada Escola Municipal de Música Prefeito Isaac Rozental, iniciou suas atividades em 2005 no município de Caxambu, custeada e implantada pelo poder público, através do então prefeito da época, Isaac Rozental. Ela foi inaugurada com dois professores e dez instrumentos musicais. Hoje, a escola é muito maior do que em seus primórdios e carrega o nome do seu fundador, como homenagem ao seu empenho, iniciativa e dedicação para a construção desse espaço de cultura e arte.

Ano a ano a escola tornou-se cada vez mais robusta, com o número de alunos sempre crescendo, com a necessidade da contratação de mais professores para atender a essa alta procura e com a aquisição exponencial de mais instrumentos musicais. A instituição caminhava em uma expansão progressiva, até o ano de 2013, onde surgiram rumores de que a prefeitura não iria mais manter o financiamento das atividades, alegando corte de gastos.

Isso trouxe reflexões entre os professores, funcionários e voluntários. De certa forma a situação os forçou a criar um plano, ao então prefeito da época, para convencê-lo a não fechar a escola. O plano constituiu na elaboração de um show que teria de ser imensamente lindo e que sensibilizasse tanto o público quanto – ainda mais – o gestor da época, para assim mostrar a importância da instituição para a sociedade caxambuense.

Meados de dezembro de 2013. Teatro lotado. Todos os esforços foram recompensados com uma brilhante e carismática apresentação de final de ano. Um espetáculo que encantou a comunidade de Caxambu e mesmo o prefeito. Nisso, a intenção de fechar a instituição foi de vez lançada ao fogo e a Escola de Música continuou firme e pronta para crescer.

No ano de 2014, a Escola Municipal de Música Prefeito Isaac Rozental continuava viva. Nesse ano, iniciou suas atividades com o apoio que necessitava, através da contratação de mais professores, de uma secretária e um espaço apropriado para realização de suas atividades.

Em 2016, a nova administração pública, com um olhar mais significativo e num grande interesse colaborativo, produziu um plano de ação de desenvolvimento de médio e longo prazo para a Escola. Ainda em 2016, esta instituição foi transferida para a nova sede, a FUNABEM, uma construção ampla e lindíssima, porém deteriorada pelo tempo e pela falta de manutenção. Mesmo assim, ela já carregava grandes perspectivas futuras para esse local onde a escola teria grandes possibilidades de desenvolvimento e crescimento.

É importante ressaltar que a Escola Municipal de Música Prefeito Isaac Rozental, tem o intuito e o compromisso de expandir suas atividades e promover novas possibilidades aos estudantes e interessados. Em Caxambu, cidade interiorana, a realidade de acesso à formação artística amadora e profissional, não se distingue das demais cidades de pequeno porte. Valorizar esta iniciativa é promover novas formas de integração entre as demandas sociais, advindas da falta de oportunidade oriunda das vulnerabilidades inerentes ao constante desafio do sobreviver, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens provenientes de famílias carentes de recursos e acessos.

O Projeto PROESA

Desde 2013, um projeto ainda em desenvolvimento, mas ambicioso, veio ganhando corpo e tamanho. E o pré-requisito, ou, por assim dizer, o principal acessório para viabilidade desse projeto, seriam os instrumentos musicais. Desde então, os esforços para aquisição desses instrumentos deram-se através de uma grande cooperação de todos: professores, alunos e voluntários. Por meio de doações, vendas de pizzas, festas temáticas e etc, tudo passou a ser mais possível do que nunca.

No Final do ano de 2017, já com cento e quinze instrumentos adquiridos – entre eles pianos, violoncelos, violinos, saxofones, oboés, flautas, violões, violas e outros – nasceu o PROESA (Projeto Orquestra Escola Sinfonia das Águas). Ele era – e é até hoje – uma orquestra escola onde os alunos incluídos aprenderam – e aprendem – a tocar todos juntos e com um repertório voltado em sua maioria para a música erudita, vinculando também os alunos inscritos da rede pública na modalidade de ensino integral.

O Projeto PROESA, que oferece e executa aulas diárias (de 2ª à 6ª feira) em turmas subdivididas por instrumentos e com duração de cinquenta minutos, visando a perspectiva coletiva de construção de uma orquestra erudita municipal e também a promover a interação cultural, foi um marco para a arte em Caxambu, assim como um símbolo de inclusão, desenvolvimento artístico, educacional e social. E, de certo modo, um polo regional quando se remete a um projeto deste cunho.

O PROESA revolucionou a comunidade caxambuense!

No ano de 2018, O PROESA se destacou criando o projeto “Música nos Bairros” que é voltado para a ampliação da cultura musical em nosso município, através da captação de mais alunos. Foram também feitas várias viagens com os alunos, tanto para apresentações da orquestra da Escola de Música quanto para cursos e capacitações.

Em 2019, a escola já contava com pouco mais de trezentos e cinquenta alunos inscritos e destes, cento e vinte alunos estavam no PROESA. As capacitações e os cursos externos se ampliaram e nisso os alunos passaram a participar de festivais renomados – como o Festival Música nas Montanhas – vários Workshops e Masterclass com professores e músicos profissionais de grandes orquestras, como a Osesp. A orquestra da Escola de Música fez várias apresentações não só em Caxambu, mas também por toda região e até além, sendo convidada para se apresentar em Belo Horizonte.

No ano de 2020, infelizmente a escola e o Projeto PROESA foram afetados pela pandemia. Nisso, foram adotadas aulas online até que se normalizasse a situação. Graças as medidas tomadas e as baixas de casos em Caxambu, a rotina natural da Escola de Música e do PROESA foram retornando pouco a pouco e hoje estamos a todo vapor para continuar crescendo, formando e evoluindo.

Acreditamos na iniciativa do PROESA e mesmo da própria escola como algo que possa trazer resultados a médio e longo prazos, tanto para o município de Caxambu, como para a região. No plano ideal, sonhamos todos com o erguimento de um conservatório ou, mais ousadamente sonhando, com uma faculdade de música. Hoje, o que pleiteamos é reconhecimento pelo trabalho até aqui realizado, diante dos inúmeros desafios constantes, e o apoio financeiro que nos permita persistir neste sonho, construindo passo a passo nossa autonomia enquanto formadores de musicistas e facilitadores de futuros melhores para as atuais e novas gerações.

Orquestra PROESA.jpg

Nossos principais contatos - Fixo (35) 3341-0746

Estamos localizados na Rua Américo Macedo, n134, Centro - Caxambu, MG

Por Adrian Célio

bottom of page