Nova edição do Festival Cantáguas com participação da Orquestra Sinfônica PROESA
- Adrian Célio

- 18 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2023
Nos dias 14, 15 e 16 de abril, aconteceu em São Lourenço, sul de Minas, uma nova edição do festival de corais Cantáguas, que envolve a participação de vários corais e de dezenas de coralistas. Este ano, o evento foi uma coprodução entre o Circuito Canto Coral, do maestro Daniel Andrade, e do Festival Cantáguas, do instituto coral Por Amor, do Dr. Murilo Bortolozzi e Dra. Cintia Bortolozzi. Foi uma união de forças para tornar o acontecimento mais possível e ainda melhor.


Tal evento tornou-se um acontecimento importante para o canto coral, já que essa modalidade de música é muito pouco explorada e valorizada em regiões onde arte também é de pouco acesso a população. Portanto, o Cantáguas vem para envolver a massa com o meio cultural e ampliar o quintal artístico para a música de coro.
Sem mencionar que, além de ser uma grande contribuição à população e à sociedade, esse evento tem uma energia incomparável, compartilhando de forças positivas e inspiradoras. Na música, tudo é muito vivo e não há regra para o amor e a fraternidade. Portanto, o Cantáguas é nada menos que também um trabalho terapêutico.


A Escola de Música teve grande participação nesse evento, abrindo o mesmo (no dia 14/abr) com a Orquestra Sinfônica PROESA - OSP - no teatro do Colégio Imaculado Coração de Maria, com peças que foram executada em solo orquestral ou em conjunto com o coral Por Amor. Os maestros Luiz Sérgio Medeiros e Murilo Bortolozzi foram os condutores da abertura, além de outros corais que abrilhantaram o início desse festival maravilhoso.

Além disso, durante as apresentações coralísticas, no mesmo dia, algumas pequenas intervenções de solos e grupos instrumentais aconteceram, entre estas execuções, a do trio Cinthya Junqueira (sax tenor), Erick Silveira (sax alto) e Sumaia Abrão (piano).
No encerramento (dia 15/abr), a OSP executou peças junto de todos os corais e seus regentes, que compartilharam de quatros músicas grandiosas (Hallelujah de Händel, Festival Sanctus e Glória de Vivaldi, e Baba Yetu de Christopher Tin) unidas em várias vozes. O encerramento aconteceu na escadaria frontal da belíssima basílica de São Lourenço, no centro da cidade.

Finalizando, o Cantáguas edição 2023 foi um de muitos encontros que ainda virão, carregados de muita música, alegria e arte para todos. Esperamos, nós da Escola de Música, poder sempre estar unidos com eventos desse porte e perspectiva, sempre disseminando a boa cultura e muita música para todos.
Mais fotos
17 de abril de 2023












































































Comentários